Home

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Iluminação de ambientes - part. 1

Então vamos lá falar de um assunto que muito me interessa: Iluminação

o projeto iluminotécnico depende muito dos tipos de lampadas utilizadas, sempre aliadas as luminárias sendo que existem milhares de tipos cada uma criando efeitos de luz diferenciados deixando sensações e ambientes agradáveis.
Projeto Iluminotécnico - Santos & Santos Arquitetura

   As Luminárias contam muito como decoração, é claro, mas cada uma com seu efeito diferente de luz, mas diferente do que todo mundo pensa, não é a estética da luminária que é o principal no projeto iluminotécnico , e sim o item principal para um bom projeto são as lampadas.
   A escolha certa das lampadas é que defini o conforto do ambiente, deixando a iluminação na medida certa. Após a definição das lampadas é chegada a vez de escolher os spots e luminárias que vamos usar, sempre adequando ao tipo de lampada escolhida.

Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre este uso de iluminação em locais com ou sem gesso:
    Primeiro passo é nunca pensarmos em que a iluminação tem que ser geral ou abranger mais de uma área e sim cada local com sua iluminação e tipo de luz.
A vantagem do gesso é a flexibilidade que temos de abrir e fechar furos de iluminação sempre que quisermos alterar algo, não ficamos preso, como  o uso direto na laje. 
Note acima que a sanca da área de estar deste apartamento delimita a luz apenas na área criando um luz indireta e discreta, sem ofuscamento da visão, ótima para quem quer luz discreta para uma reunião de amigos ou aquele filminho.
Na área de Jantar é sempre importante uma luminária de destaque, que apareça um pouco mais que as outras, sempre direcionando a iluminação sobre a mesa, normalmente o pendente fica sobre o tampo de 70cm a 90cm no máximo. O importante da peça é não ofuscar a visão de quem está sentado.
Note que em toda a área foi instalado spots direcionáveis  assim dando destaque em quadros, peças decorativas, mesas de centro, home e principalmente sobre o balcão criando muito conforto, esse pontos também podem ser dimerizáveis podendo criar vários ambiente em um só.


  Aqui no espaço sem gesso, foram instalados vários spots, cada um com um tipo de lampada, uns para destaque com facho fechado e outros com fachos abertos para abertura de iluminação.
  Sempre dou enfase em uma peça que é simples mas que faz toda a diferença, abajures e colunas, podendo ficar acessa apenas para dar apoio nos momentos íntimos do morador.
  Na cozinha sempre luz geral, sem foco direto, sempre com difusor podendo ser de acrílico ou vidro fosco. Essencial também spots focados com lampadas Led para não esquentar pia ou área de tarefa.
  Para ambiente pequenos como esta acima, no caso de casa pequenas e/ou apartamentos não é tão utilizado os pendentes sobre o balcão pois sobrecarrega o ambiente com o uso já do pendente sobre a mesa de jantar pois ficam muito próximos um do outro.
  Em área integrada, é fundamental usar a mesma linguagem das luminárias, não mudando muito seu conceito, a única peça que podemos estar mudando formato, cor ou modelo seria o pendente da mesa de jantar, já que é a peça que chamará mais atenção no local.
  Se você possui um ambiente sem forro de gesso, o ponto de luz descentralizado é comum em obras comprada prontas, aonde não há planejamento de pontos, assim podemos utilizar ou os pendentes com braços que deslocam a cúpula ou o deslocamento com desviador da peça, criando um lindo efeito no próprio cordão (o que hoje é muito, mais muito utilizado).

Dicas importantes 

- Nunca devemos direcionar spots com lampadas halogenas sobre o sofá ou área de descanso  pois a mesma causa ofuscamento e esquenta com seu calor a pessoa abaixo.
- Em locais de passagem, aonde são acessas as lâmpada apenas para passagem, desligando em um ponto, acedem em outro, o ideal é evitar lampadas fluorescentes, mesmo sendo econômicas  sua vida útil diminui ao acender e apagar.
- Sempre usar lampada no tom morna a amarela em ambientes de conforto e aconchego, normalmente de 2700 a 3000 kelvin(k), sempre estão descritas na embalagem sua temperatura, as mais amareladas criam um ótimo clima agradável.

Abaixo alguns imagens de projetos iluminotécnicos:


Sobre tipos de lampadas e suas utilizações vou estar postando pra vocês, fiquem atentos!














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É um prazer recebe-la (o) em meu blog!
bjinhus ;D