Home

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Arquitetura em estádios

Tudo bem que não sou tão interessada assim em jogos de futebol, mais 2014 já está ai e precisamos de muita criatividade até o termino das obras dos estádio do Brasil. Até agora no no nosso Pais não conheço nenhum estádio que seja tão grandioso, com um projeto impecável como estes:



Ninho de Pássaro em Pequim - Arquitetura: Jacques Herzog e Pierre de Meuron (Suíça)





















Ao mesmo tempo que a China é um país milenar, zeloso de suas tradições, cada vez mais ela recebe influências de outras partes do mundo. Na arquitetura, não está sendo diferente. No século passado, Pequim deixou de lado os telhados cheios de curvas e amarelos do período imperial para receber os edifícios acinzentados de ângulos retos da era comunista, a exemplo do Grande Palácio do Povo e do Museu Nacional, nas margens leste e oeste da praça da Paz Celestial. Cerca de 17 mil pessoas trabalharam na construção e custou mais de 423 milhões.


Ginásio nacional Yoyogi – Tóquio 1964 - Arquiteto Kenzo Tange

















Esse ginásio foi inspirado no Coliseu de Roma. Sua estrutura é de concreto aparente e libera bastante espaço para a área do estacionamento de veículos, que era prioridade na época. A construção rendeu o prêmio Pritzker a Kenzo Tange, em 1987.

Estádio Olímpico de Munique – Munique 1972 - Arquiteto Günther Behnisch

















O Olympia stadion de Munique tem capacidade para 80 mil pessoas. A cobertura reproduz o desenho das montanhas dos Alpes.



Estádio Olímpico de Montréal – Montréal 1976 - Arquiteto Roger Taillibert


















Conhecido por “The Big O”, faz referência à palavra inglesa “owe”, que significa “dívida”. A obra custou mais de $ 1,7 bilhão canadense e levou 30 anos pra ser concluída.

Soldier Field.Localiza em Chicago no EUA.
















O campo serve como Memorial aos soldados americanos mortos em Combate. Ele foi projetado em 1919 e inaugurado com o nome deMunicipal Grant Park Stadium, mas foi mudado para Soldier Field no ano seguinte. O desenho da fachada, com colunas em estilo Greco-Romano permaneceu após a ultima reforma, gerou o que o cronista esportivo Jay Mariotti definiu como "Uma espaçonave dentro do Parthenon".


Estadio Olímpico Nacional de Beijing – Bird Nest

















O Estádio de Shanghai é um estádio localizado na cidade de Shanghai, na China. Inaugurado em 1997, tem capacidade máxima de 56.000 espectadores.

Estadio Olímpico de Shenyang - Arquiteto, Herzog & de Meuron















O Estádio Olímpico de Shenyang é um estádio multi-uso para 54.696 pessoas localizado na cidade de Shenyang, leste da China. Foi uma das sedes do futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. É também a casa da equipe de futebol Shenyang Ginde. O complexo do estádio ainda inclui um ginásio para 10.000 pessoas, um parque aquático com 4.000 lugares e uma quadra de tênis também com 4.000 lugares.

Allianz Arena (Alemanha) - Herzog & Meuron
















Localizado em Munique, é a casa do Bayer de Munique e o estádio mais famoso da Copa de 2006 disputada na Alemanha. A grande atração dele é o fato da área externa poder mudar de cor totalmente



Estádio Municipal de Aveiro (Portugal)













mais uma extravagância do pequeno e rico país do sudeste asiático, essa plataforma tanto pode abrigar jogos de futebol como de outros esportes, como tênis. Quando montada, ela fica ancorada bem em frente a uma das áreas utilizadas como pista para o Grande Prêmio de Cingapura de Fórmula 1.




Itaquerão - Brasil - Arquiteto Anibal Coutinho


Não é só porque sou Corinthiana, mais também porque estou curiozissima para saber como irá ficar, e pesquisando na internet vi várias imagens do futura conhecido Itaquerão que se sediará a abertura da copa do mundo de 2012.















Bem diferente do que estamos vendo em todos os estádios no Brasil não é mesmo? Não foi a toa que o estádio do Corinthians ganhou dois prêmios importantes nesta quarta-feira à noite (06), no VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa. O Itaquerão concorreu com 1.116 trabalhos e ganhou nas categorias grande prêmio (a principal da noite) e projeto na área comercial. Entre os concorrentes estava a Arena Palestra, do Palmeiras.


O bom mesmo é estarmos por dentro de tendencia e estilos totalmente diferentes que estamos presenciando . Para alunos, estudantes, até mesmo para profissionais da área são ótimas ideias!



Um comentário:

  1. Portugal fica no sudoeste europeu não asiático e esse não é o estádio municipal de Aveiro

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É um prazer recebe-la (o) em meu blog!
bjinhus ;D